O relatório de balneabilidade realizado semanalmente pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) atestou que a maioria das praias de João Pessoa estão próprias para banho de mar.
Conforme observou o ClickPB, as três verificações realizadas no mês de dezembro (entre os dias 2 e 4; 9 e 11; e 16 e 19), de um total de 20 pontos de coleta, apenas um estava impróprio (desembocadura do Rio Cuiá, na praia de Arraial).
Na última verificação, realizada entre os dias 16 e 19 de dezembro, também contou um trecho da praia de Jacarapé (em frente à rua do Centro de Convenções). Os dados são válidos até o dia 27 de dezembro, quando será emitido novo relatório.
Investimento
De acordo com a Prefeitura de João Pessoa, foram investidos R$ 14 milhões em tecnologia, como robôs e caminhos equipados, para auxiliar a identificação de locais com lançamento irregular de esgotos na rede pluvial da cidade.
O secretário de Meio Ambiente da Capital, Welison Silveira informou que trabalho está sendo reforçado com a chegada do verão.
“O trabalho da Prefeitura de João Pessoa envolve diversas secretarias municipais, a fim de evitar danos ao meio ambiente. Estamos em constante avaliação das nossas praias, inclusive, esse trabalho foi intensificado para o verão. Também estaremos lançando, em breve, a operação ‘Praias Limpas’, em conjunto com a Sedurb e a Emlur”, revela.
A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) realiza a manutenção da rede de drenagem diariamente em diversos pontos da cidade e com a ajuda de seis caminhões hidrojato de alta pressão, executam serviço de limpeza e desobstrução de galerias. Com a auxílio de dois robôs, faz a identificação de ligações clandestinas de esgoto, bem como de problemas na rede, como vazamentos e fissuras.