TCE aplica multa à prefeita de Bélem pelo excesso de contratos temporários e por recontratar mesmos servidores

TCE aplica multa à prefeita de Bélem pelo excesso de contratos temporários e por recontratar mesmos servidores

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) aplicou uma multa no valor de R$ 3 mil à prefeita da cidade de Bélem, Aline Barbosa de Lima, pelo excesso de contratos temporários e por recontratar seguidamente os mesmos servidores. O município de Belém não realiza concurso público há, no mínimo, 15 anos

PortalNotix.com.br/wp-content/uploads/2024/12/belem-476×400.jpg” alt=”TCE aplica multa à prefeita de Bélem pelo excesso de contratos temporários e por recontratar mesmos servidores” width=”476″ height=”400″ srcset=”https://www.PortalNotix.com.br/wp-content/uploads/2024/12/belem-476×400.jpg 476w, https://www.PortalNotix.com.br/wp-content/uploads/2024/12/belem-150×126.jpg 150w, https://www.PortalNotix.com.br/wp-content/uploads/2024/12/belem.jpg 611w” sizes=”(max-width: 476px) 100vw, 476px”/>
TCE aplica multa à prefeita de Bélem pelo excesso de contratos temporários e por recontratar mesmos servidores

O caso começou a partir de uma denúncia de que, conforme dados do Sagres Online, no dia 6 de outubro de 2023, percebe-se que o município de Belém manteve apenas 311 servidores efetivos e estatutários em atividade no mês de agosto.

Por outro lado, a prefeitura tinha 584 contratados por “excepcional interesse público” no mesmo mês. Por meio de checagem no sistema público de nomes e valores brutos pagos ao pessoal, constata-se que existe quase o dobro de contratados temporários se compararmos com os servidores que foram nomeados após concurso público longínquo (311 efetivos e 584 contratados).

Há uma relação de quase 2 servidores contratados por excepcional interesse público para cada servidor efetivo.

Entre as funções ocupadas por meio de contratação temporária, existem várias que são essenciais para o regular funcionamento da administração pública municipal, a exemplo de enfermeiros, agentes administrativos, auxiliares de secretaria, fiscais de tributos, motoristas e professores.

São diversas atividades que sempre serão necessárias para a rotina administrativa e por isso tem seus contratos revalidados a cada seis meses ou a cada ano. Como forma de tentar ludibriar os órgãos de fiscalização, o Poder Executivo do Município de Belém vem realizando processos seletivos simplificados para algumas áreas, como saúde e educação.

Bélem

De acordo com a o Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população do município é de 17.093 habitantes, com uma densidade populacional de 170,67 habitantes por km².

Pertence à Região Geográfica Intermediária de João Pessoa e está inserido na Região Metropolitana de Guarabira. Localiza-se a 123 quilômetros da capital João Pessoa e a 17 quilômetros do município Guarabira.

 

Compartilhe:

Portal Notix

Redator

Seu Portal de Notícias

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Join the family!

Sign up for a Newsletter.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.
Edit Template

© 2024 Todos os direitos reservados