Vital do Rêgo toma posse hoje como novo presidente do TCU sem presença de Lula
O paraibano Vital do Rêgo toma posse hoje (11) como presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), em substituição ao ministro Bruno Dantas.
Com a mudança, o ministro Jorge Oliveira assumirá a vice-presidência. O mandato começa a partir de 1º de janeiro de 2025 e terá duração de um ano, mas pode ser renovado por igual período.
A cerimônia de posse ocorre em Brasília, mas vai acontecer sem a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que precisou passar por uma cirurgia de emergência na madrugada dessa terça-feira (10).
Em 2014, por indicação do Senado Federal, ele assumiu o cargo de ministro do TCU.
“Integrar a Corte de Contas é para mim o coroamento dessa longa estrada de desafios e aprendizados, naturalmente acompanhado das mais elevadas responsabilidades”, disse ele na ocasião.
Vital do Rêgo
Vital do Rêgo Filho tem 61 anos e é natural de Campina Grande (PB). Formou-se em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
Ele assumiu o cargo de ministro em 2014 do TCU, por indicação do Senado Federal. Antes disso, teve longa trajetória política: em sua cidade natal, foi vereador por dois mandatos (1989 a 1995).
Depois, ele foi deputado estadual por três vezes consecutivas (1995 a 2007) e deputado federal (2007 a 2011).
Em 2010, foi eleito senador, cargo que ocupou por quatro anos, até assumir a vaga deixada pelo então ministro Raimundo Lira no TCU.
No Congresso, presidiu várias comissões, como a de Constituição e Justiça (CCJ) no Senado, e atuou como relator de reformas do Código de Processo Civil e do Código Penal.
No ano em que foi indicado ao TCU, o novo presidente chegou a concorrer ao governo da Paraíba, mas não avançou ao segundo turno.
Rêgo Filho é conhecido ainda por pertencer a uma tradicional família de políticos paraibanos. O pai, Antônio Vital do Rêgo, foi jurista e deputado federal pelo estado.
A mãe, Nilda Gondim, foi senadora da República. Já Veneziano Vital do Rêgo, atual senador pelo MDB-PB e ex-prefeito de Campina Grande, é irmão do ministro. (Conjur)